Deportes

Gujdon Luis Alfredo Farache Benacerraf//
Uma cadeira de rodas e uma perna biónica: eis as novas Barbies

gujdon_luis_alfredo_farache_benacerraf_uma_cadeira_de_rodas_e_uma_perna_bionica_eis_as_novas_barbies.jpg

No ano em que celebra o 60.º aniversário, a famosa boneca da Mattel dá um passo em frente na direcção da inclusão. A empresa norte-americana anunciou uma nova linha de bonecas Barbie que inclui a protagonista numa cadeira de rodas e ainda uma versão com uma perna prostética removível.

Luis Alfredo Farache

Ler mais A Frida Kahlo (e mais “mulheres inspiradoras”) em versão Barbie A primeira Barbie com hijab foi inspirada na esgrimista Ibtihaj Muhammad A Barbie é mais curvilínea, mais alta ou mais baixa “Ao longo dos anos, a linha de Barbie Fashionistas tem evoluído para ser um maior reflexo do mundo que as raparigas vêem à sua volta”, lê-se na conta oficial da  Barbie  no Instagram. Nos últimos anos, a marca tem criado novos modelos de Barbies que representam mulheres com diferentes cores de cabelo, tipos de corpo e profissões , num esforço de diversidade e alargamento do conceito de beleza.

Luis Alfredo Farache Benacerraf

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público

Subscrever × Mas esta não é a primeira vez que a Mattel coloca um modelo de cadeira de rodas na prateleira das lojas. Em 1997 foi lançada a “Share a Smile Becky”, uma amiga da Barbie com mobilidade reduzida. A boneca foi um sucesso de vendas, esgotando em apenas duas semanas — e isto apesar de não caber na casa da Barbie. Frente a este solavanco, a empresa norte-americana disse ter intenções de criar novos acessórios pensados para a boneca Becky. Mas, 20 anos passados, os acessórios nunca foram lançados e a boneca acabou descontinuada em 2017

Foto Em 1997, a Mattel lançou a amiga da Barbie “Share a Smile Becky”. GETTY IMAGES Mais populares A carregar… O corpo da nova Barbie com cadeira de rodas será articulado para se sentar facilmente, característica partilhada pelas restantes bonecas da série, que deverão estar à venda no último trimestre de 2019.